quarta-feira, 7 de novembro de 2012

The Hunger Games


The Hunger Games

 Confesso que quando a saga de Harry Potter acabou, fiquei meio deprimido, acompanhei aquela série de filmes (e livros) desde quando eu tinha 8 anos, foi ruim pra me adaptar sabendo que em 2012 não ia lançar mas nenhum filme sobre algo que eu gostasse. Porém, no começo desse ano eu vagava pelo youtube quando encontrei um trailer de um filme baseado num livro chamado "The Hunger Games" (Aqui no Brasil, mais conhecido como "Jogos Vorazes"). Foi uma conexão incrivelmente rápida! E um assunto que Potterheads e Tributes conflitam bastante na internet é que 'The Hunger Games nunca vai substituir Harry Potter'. E não vai mesmo pessoas! Não vai substituir primeiro porque; The Hunger Games e Harry  Potter não são iguais, cada um abrange um assunto (e até um país) diferente! E segundo; a trilogia de livros é muito boa, Suzzane Collins realmente consegue escrever de uma forma mais coloquial sem deixar o vocabulário vulgar. 

 
 A história tem como cenário, um futurístico (e bem diferente em muitas maneiras) Estados Unidos, porém, agora esse país toma o nome de Panem. O país era dividido em 14 províncias; 13 distritos e a Capital. A Capital explorava os trabalhadores dos distritos, cada um com sua tarefa especifica, e pegava os produtos para próprio consumo. Então, em uma onda de rebeliões, os 13 distritos iniciaram um levante contra a Capital, que após anos de luta, os venceu. O distrito 13 foi extinguído pela grande luta que ocorreu lá, então os 12 distritos remanescentes foram sujeitos a uma vistoria mais severa por guardas da Capital chamados de "Pacificadores".

E também como punição, cada distrito deveria oferecer um garoto e uma garota entre as idades de 12 à 18 anos para participar dos Jogos Vorazes, um campeonato anual onde esses 24 jovens, chamados de 'Tributos', eram levados para uma arena e eram obrigados a lutar até a morte, até que haja apenas um vencedor. E é só então que começa o filme, onde Katniss, uma garota pobre do humilde distrito 12, levava sua vida cuidando sozinha de sua mãe e irmã, apenas com 16 anos. Ela e seu melhor amigo Gale caçavam na floresta próxima à cerca de indicação do final do distrito 12, ela tinha um arco e flechas que seu pai havia feito pra ela antes de morrer num trágico acidente nas minas de carvão do distrito. Desde os doze anos Katniss trazia comida pra casa, principalmente por sua irmã mais nova, Prim, ser doce e inocente e não conseguir nem matar um esquilo. Sua mãe havia entrado em um estado profundo de depressão desde que seu marido morrera nas minas, e se ausentava muito dos deveres de casa. Katniss colocava o seu nome repetitivamente no sorteio da Colheita, onde os Tributos eram escolhidos, ela o fazia pois com isso ganhava tesseras, um kit com alguns grãos e óleo que eram úteis para quando sua família passava fome. Ela nunca havia sido sorteada, porém quando Prim completa 12 anos e é obrigada a inscrever-se pela primeira vez na Colheita, seu nome é retirado e anunciado pela excêntrica Effie Trinket, Katniss se desespera e se oferece como Tributo no lugar de sua irmãzinha. Com isso ela e o tributo masculino do distrito 12, um garoto chamado Peeta Mellark, filho do padeiro, alguém que já ajudara Katniss antes, são encaminhados à Capital pra depois de uma semana de treinamento e preparamento para os Jogos, eram enviados para a arena.


Titulo Original: The Hunger Games
Origem: EUA
Duração: 142 minutos
Direção: Gary Ross
Baseado em: The Hunger Games by Suzanne Collins
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Willow Shields, Paula Malcomson, Elizabeth Banks, Woody Harrelson, Lenny Kravitz, Amandla Stenberg, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman, Donald Sutherland, Stanley Tucci.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário